Como saber escolher uma boa empresa de Energia Solar Sustentavel?
- Sollagos
- 6 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de jul. de 2019
By D&M Perícia Elétrica
Que o mercado de energia fotovoltaica vem crescendo muito e tem ótimas perspectivas para o futuro no nosso país todos nós já sabemos…
Mas será que este crescimento está tendo toda a atenção para a questão técnica e de segurança que estes sistemas envolvem?
Atuar no ramo de projetos/instalações fotovoltaicas é muito mais do que saber quanto o cliente gasta de energia por mês e escolher o “kit” pronto online de algum fornecedor.
Podem ter certeza, não é tão fácil assim! São diversas variáveis técnicas, regulatórias, teóricas, práticas que influenciam direta e indiretamente o funcionamento e principalmente a segurança dos sistemas e das pessoas que se utilizam destes.
Será que nossa mão de obra está qualificada o suficiente para crescermos nesse setor?
Para esclarecer estes aspectos aos quais me referi anteriormente, vejam só algumas situações que se encontram no mercado sem ir muito longe…
📷
Figura 1 – Falha estrutural
No caso da Figura 1 podemos perceber a negligência praticada pela maioria das empresas do setor no mercado. Raramente encontra-se em um orçamento de sistema de energia solar um item relativo à avaliação da estrutura do telhado para atestar que este suporta o peso que será acrescido sobre ele.
Cada módulo tem peso médio de 22,5kg, mais o peso das estruturas metálicas, que apesar de serem feitas de alumínio, têm peso significativo. Sistemas como esse da foto tem em torno de 5000kg! O telhado do cliente suporta esta carga?
Vale negligenciar este fato e ser responsabilizado quando um acidente deste acontecer?
Incêndio em sistema fotovoltaico
O que fazer nessa situação? A falha foi no equipamento, erro de projeto ou montagem inadequada? Essas são algumas perguntas que são feitas após um acontecimento como o da figura 02.
📷
Figura 2 – Incêndio em Sistema Fotovoltaico
Pode-se observar um incêndio de grandes proporções devido a uma falha no sistema fotovoltaico. O que causou este incêndio? Pois bem, vamos a algumas ponderações que devem ser feitas e que podem ser averiguadas somente com uma simples inspeção visual da imagem.
Percebemos primeiramente que os cabos CC (corrente contínua) e os cabos CA (corrente alternada) foram passados de forma conjunta na mesma infraestrutura, o que é proibido por NORMA, justamente para evitar acidentes como este.
Outra questão é a instalação deste sistema, foi feita de forma correta? Podemos perceber que na entrada do inversor da esquerda existe um foco do incêndio, ou seja, isso pode ter sido causado por uma falta de aperto ou um mal contato nos bornes de entrada do inversor.
Nessa hora podemos nos pensar, será que o comissionamento deste sistema foi feito? Com o comissionamento correto, provavelmente esses problemas teriam sido verificados e evitados.
Tudo isso apresentando duas imagens, ou seja, os problemas estão aí e devem ser debatidos e conscientizados para que não ocorram, principalmente por negligência ou imprudência dos profissionais do setor.
Tenha certeza na hora de escolher a empresa que irá realiazar o trabalho pedido, confira seus trabalhos anteriores, se ela esta regulada e assim por diante. Pagar barato pode sair caro depois.
FAÇA CONOSCO UM ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO.
.png)







Comentários